Outdoor-8m-x-3m-1200x450.png

Festival da Saúde Mental chega a Oeiras

Iniciativa pretende combater a iliteracia nesta área fundamental

 09/10/2025 a 10/10/2025

Templo da Poesia e Palácio dos Aciprestes, Gratuito, 09 e 10 de Outubro de 2025

O Festival da Saúde Mental chega a Oeiras nos dias 9 e 10 de outubro e tem como missão “falar claramente sobre saúde mental”.

Integrado na 2.ª edição da Semana da Saúde Mental do Município de Oeiras, o evento pretende combater a iliteracia nesta área fundamental, promovendo a reflexão, o diálogo e a sensibilização da comunidade.

Trata-se de uma produção da Safe Space Portugal (associação sem fins lucrativos), em coprodução com a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental, e conta já com oito edições de reconhecido sucesso.

▪️ O festival compreende uma M-Talk dedicada ao tema Guerra e Conflito que terá lugar no dia 9 de outubro, no Templo da Poesia, em Oeiras, pelas 15h e, posteriormente, pelas 21h, uma  mostra internacional de curtas-metragens.

▪️ No dia 10 de outubro, pelas 21h30, o Palácio dos Aciprestes, em Linda-a-Velha, recebe o espetáculo musical “My Story, My Song”, protagonizado pelo artista André Viamonte, e que dá voz e música a histórias de vida e superação.

O Festival Mental convida todos os Munícipes a participarem ativamente nesta causa, porque falar de saúde mental é cuidar de todos nós.

9 de Outubro, Templo da Poesia
Parque dos Poetas

M-TALK com o tema Guerra e Conflito

15H00 / 16H30

Moderador

Tiago Carrasco

Oradores:

Khalid Jamal

Miguel Palma

Sofia Pires

21H00 / 22H30

Mostra Internacional de Curtas Metragens

Conhece aqui os filmes que serão exibidos e o vencedor do M-Cinema 2025👇
🎥Paris 70 é uma história de amor familiar entre um filho e a sua mãe com demência. A história centra-se em Jan, um cuidador inexperiente que, para aliviar o sofrimento da mãe, recorre a pequenas mentiras e embarca numa jornada emocional através das memórias da família.
🎥A Vida Continua: João, um jovem ator, vê a sua carreira desmoronar-se enquanto lida com dificuldades pessoais. Entre o palco e o seu sofrimento, enfrenta o dilema de continuar a desempenhar o seu papel, mesmo quando os fragmentos da sua própria vida começam a ruir.
🎥Queimando: Após uma longa viagem ao estrangeiro, Aurelie reencontra a sua amiga e as suas memórias, mas acima de tudo Arnaud, a quem abandonou sem aviso.
🎥Ponto de Rutura: Dois homens aparentemente sem ligação, de culturas diferentes, lutam contra problemas de saúde mental enquanto tentam manter-se à tona. A sua dor levá-los-á ao limite? E o que aprenderemos sobre nós próprios nesse processo?
🎥A Troca (VENCEDOR DO M-CINEMA 2025): Enquanto estão em coma, dois jovens exaustos, em diferentes partes do mundo, desenvolvem uma ligação telepática misteriosa e trocam de talentos, acordando com novas personalidades, para grande espanto dos seus respetivos pais.

10 de Outubro, Palácio dos Aciprestes
Linda-a-Velha

21H30 / 23H00

André Viamonte em Concerto My Story My Song

Através da música, o Festival Mental procura quebrar estigmas e abrir conversas sobre saúde mental.
O conceito do My Story My Song tem origem no festival congénere irlandês, em que é feito um convite a um cantor para que partilhe momentos menos bons da sua vida enquanto mostra como a música foi importante para a sua superação.
Com uma voz única e letras que tocam o íntimo, André Viamonte transforma vivências em música e palco em espaço de empatia.
Conhece mais sobre este grande artista 👇
André Viamonte nasceu em Zurich, no ano de 1983. Filho de pais emigrantes cresceu e viveu em Singen, na cidade do Sul da Alemanha. Durante a sua infância, André ViaMonte encontrou inspiração nas diferentes culturas musicais que crescia a ouvir. Desde o Folclore Português, passando pelo Fado, Ópera, Jazz, Bossa Nova até às vozes Búlgaras. O legado cultural da sua infância permitiu-lhe aceder a uma biblioteca de sons diferentes e díspares. Aos 5 anos ingressava nas aulas de canto e de representação em Zurich onde descobriu o gosto pela música e pelo canto. O uso da voz como instrumento principal levou-o a compor os primeiros temas aos 10 anos. A música e o ato de “cantar” eram um refúgio e/ou um ritual pessoal. Só aos 22 anos (já em Portugal) reconheceu a sua posição na música. Em 2013, já em Lisboa forma-se em Musicoterapia acabando por agregar toda a sua área pessoal da música (composição, canto) com a parte terapêutica. Os processos terapêuticos em que se envolveu tornaram-se uma plataforma de inspiração tanto para si quanto artista como para o seu álbum de estreia: VIA.
Mental-itinerante-2025-Vila-Pouca-de-Aguiar.jpg

M-TALK (13 de Setembro às 17h – 18h30)

Parque Termal e Welcome Center das Pedras Salgadas

Moderadora: Rita Santos

Jornalista
Trabalha na produtora audiovisual Farol de Ideias onde faz o programa ambiental “Biosfera” transmitido na RTP2.

Recentemente realizou a série documental “Diploma de Saída” sobre
emigração jovem com estreia na RTP1.

Estudou Ciências da Comunicação na Universidade do Porto e é mestranda em Direitos Humanos na Universidade do Minho.

Convidados:

Sérgio Viana

Psicólogo Clínico na ULS Guarda e na Casa de Saúde de São Mateus em Viseu.
Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde com Especialidades Avançadas em Psicologia Comunitária e Psicogerontologia
Formador e Docente
Presidente da Direcção da Delegação Regional do Centro da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Comissário da CPCJ de Seia Associativista na área cultural e desportiva

Selecionador do Festival Mental
Dirigente desportivo num clube de formação de Basquetebol – Seia Basket
Atleta federado na F.P.Atletismo
Pai de dois

Ricardo Barroso

Psicólogo Clínico e da Justiça. Professor Universitário. Desde há vários anos que tem dedicado especial atenção aos processos de avaliação e intervenção psicológica nos comportamentos agressivos em jovens e adultos. No âmbito da sua atividade profissional já foi consultor de organizações governamentais nacionais (ex: Ministério da Justiça) e internacionais (ex: Nações Unidas). Atual Presidente da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Psicologia da Justiça.

 

M-TALK (13 de Setembro às 17h – 18h30)

Parque Termal e Welcome Center das Pedras Salgadas

M-Jovem-curtas.jpg

Festival Mental – Vila Pouca de Aguiar

M-JOVEM

Dia 12 de Setembro, a partir das 15h, recebemos a mostra de cinema do M-Jovem com várias curtas-metragens direcionadas ao público a partir dos 12 anos, seguidas de um Q&A, no Palacete Silva. Conhece aqui os filmes 👇👇

🎥Para Thom: Thom é uma adolescente isolada. Ao longo da sua jornada para tentar recuperar o seu estado mental, Thom confronta-se com o verdadeiro significado da amizade, a importância de pedir ajuda e o facto de que aquilo que vemos à superfície raramente conta a história completa.

🎥Apenas Papel: Após receberem uma carta ambígua, duas crianças esperam pelo regresso da sua mãe nos degraus de um orfanato.

🎥Taurewarewa é um curto documentário sobre o transtorno bipolar que explora os altos e baixos das marés e das emoções numa sequência de kōrero (discursos) reveladores, enquadrados pelo cenário do oceano turbulento de Aotearoa.

🎥Estou Ótima: Como ilustradora freelancer e perfeccionista, a vida de Maya é divertida, mas também muito agitada. Mas quando Maya sofre um ataque de pânico severo e é obrigada a abrandar, o seu maior medo torna-se realidade: já não consegue ser perfeita. Maya embarca numa jornada para recuperar o equilíbrio e aceitar que “suficientemente bom” pode, de facto, ser o bastante.

🎥F***ing Boobs e Mani a Terra: Chiara sofre de síndrome de Tourette. Luca sofre do mesmo distúrbio. Um dia, encontram-se na sala de espera de um centro de tratamento e, a partir desse momento, nunca mais se separam. Com o tempo, a sua relação evolui para algo sentimental, revelando vislumbres inesperados de felicidade no meio do transtorno que os mantém incertos sobre o futuro.

#coordenacaonacionaldaspoliticasparaasaudemental #safespaceportugal
#festivalmental #municipiodevilapoucadeaguiar #vilapoucadeaguiar #saudemental

M-Cinema.jpg

 

Festival MENTAL – Vila Pouca de Aguiar


Dia 13 de Setembro no Parque Termal e Welcome Center das Pedras Salgadas, teremos uma mostra de Curtas-Metragens a decorrer a partir das 15h. Conhece aqui os filmes que serão exibidos e o vencedor do M-Cinema 2025👇



Paris 70 é uma história de amor familiar entre um filho e a sua mãe com demência. A história centra-se em Jan, um cuidador inexperiente que, para aliviar o sofrimento da mãe, recorre a pequenas mentiras e embarca numa jornada emocional através das memórias da família.

A Vida Continua: João, um jovem ator, vê a sua carreira desmoronar-se enquanto lida com dificuldades pessoais. Entre o palco e o seu sofrimento, enfrenta o dilema de continuar a desempenhar o seu papel, mesmo quando os fragmentos da sua própria vida começam a ruir.

Queimando: Após uma longa viagem ao estrangeiro, Aurelie reencontra a sua amiga e as suas memórias, mas acima de tudo Arnaud, a quem abandonou sem aviso.

Ponto de Rutura: Dois homens aparentemente sem ligação, de culturas diferentes, lutam contra problemas de saúde mental enquanto tentam manter-se à tona. A sua dor levá-los-á ao limite? E o que aprenderemos sobre nós próprios nesse processo?

A Troca (VENCEDOR DO M-CINEMA 2025): Enquanto estão em coma, dois jovens exaustos, em diferentes partes do mundo, desenvolvem uma ligação telepática misteriosa e trocam de talentos, acordando com novas personalidades, para grande espanto dos seus respetivos pais.

#coordenacaonacionaldaspoliticasparaasaudemental #safespaceportugal
#festivalmental #municipiodevilapoucadeaguiar #vilapoucadeaguiar #saudemental

QA.jpg

Dia 12 e 13 de Setembro 2025 o Festival Mental vai estar em Vila Pouca de Aguiar com programas de cinema, conversas e atividades ao ar livre. Vemo-nos lá!

#vilapoucadeaguiar #municipiodevilapoucadeaguiar #coordenacaonacionaldaspoliticasparaasaudemental #safespaceportugal #festivalmental

Festival Mental – Vila Pouca de Aguiar

Dia 12 de Setembro, logo após a mostra de curtas-metragens do M-JOVEM às 15h, direcionadas ao público a partir dos 12 anos, teremos um fabuloso Q&A com o psicólogo Sérgio Viana e o produtor João Gata. No Palacete Silva. Conhece aqui os nossos oradores

Sérgio Viana

Psicólogo Clínico na ULS Guarda e na Casa de Saúde de São Mateus em Viseu. Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde com Especialidades Avançadas em Psicologia Comunitária e Psicogerontologia. Formador e Docente. Presidente da Direcção da Delegação Regional do Centro da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Comissário da CPCJ de Seia. Associativista na área cultural e desportiva. Selecionador do Festival Mental. Dirigente desportivo num clube de formação de Basquetebol – Seia Basket. Atleta federado na F.P.Atletismo. Pai de dois.

João Gata

João Gata nasceu em Lisboa em 1965. Frequentou Direito na UL, Cinema na ESTC, é formado em Vídeo e Cinema pelo IADE e em Gamification pela Penn University.
Escreveu para jornais e revistas durante a década de 90, a mesma em que realizou a curta-metragem “Passos no Tempo” inserida no ibérico Proyecto Rompeolas.
Iniciou a carreira publicitária na McCann Erickson e passou pela Caixa Alta até abrir a Ossos do Ofício onde foi CEO de 1995 a 2017. Hoje é consultor criativo.
Em 1997 co-assinou o disco “Mar de Folhas” dos V Império que conheceu várias edições internacionais. Criou “As Aventuras de Mr. X” em 2007 que foi blog, podcast e rubrica semanal na Rádio Europa Lisboa (RFI) durante 2011 antes de passar a livro editado pela Pegada do Yeti de João Carlos Alvim. Assina o blog Xá das 5 (pt), que trata tecnologia de forma simples e prática desde 2012. Aceitou o convite do Festival Mental para assumir a autoria do primeiro título de uma nova colecção temática com “As Aventuras de Mr. X – a Trilogia” em 2018.
Faz parte da produção do Mental desde 2017.

#coordenacaonacionaldaspoliticasparaasaudemental #safespaceportugal
#festivalmental #municipiodevilapoucadeaguiar #vilapoucadeaguiar #saudemental #ordemdospsicologos

Caminhada-Consciente-m-natura.jpg

Dia 12 e 13 de Setembro 2025 o Festival Mental vai estar em Vila Pouca de Aguiar com programas de cinema, conversas e atividades ao ar livre. Vemo-nos lá!

#vilapoucadeaguiar #municipiodevilapoucadeaguiar #coordenacaonacionaldaspoliticasparaasaudemental #safespaceportugal #festivalmental

Festival Mental – Vila Pouca de Aguiar

M-Natura | Caminhada Consciente

Se tens entre 13 e 17 anos junta-te a nós no dia 13 de Setembro às 10h para uma atividade relaxante, criativa e reflexiva. Sabe mais aqui

Sentes que as tuas emoções são como uma montanha-russa? Queres aprender a expressá-las de forma criativa e a cuidar da tua saúde mental? Então, esta atividade é para ti!

Junta-te a nós num dia cheio de aventura e criatividade, onde a natureza e a arte se encontram para explorar o mundo das emoções e da saúde mental. Vamos embarcar numa caminhada relaxante no meio da natureza, onde poderás conectar-te com ela e recolher elementos que te inspirem.

Público-alvo: Jovens (13-17 anos)

Duração: 4h

Número máximo participantes: 20/25

Objetivos:

  • Promover a conexão com a natureza e o bem-estar mental.
  • Explorar e expressar emoções através da criatividade e da arte.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipa e comunicação.
  • Sensibilizar para a importância da saúde mental entre os jovens.
  • Criar um vídeo de stop motion com uma mensagem impactante sobre saúde mental

#coordenacaonacionaldaspoliticasparaasaudemental #safespaceportugal

#festivalmental #municipiodevilapoucadeaguiar #vilapoucadeaguiar #saudemental #natureza #lugarespecifico

WEB_1920x1080_FESTIVAL_SAUDE_MENTAL_CHIADO-1200x675.jpg

17 maio, 17h00
Entrada Livre

IX Edição do Mental – Festival da Saúde Mental

Esta FNAC TALKS tem como convidados Ana Pinto Coelho, Directora e Curadora do Mental, Sónia Santos, Psicóloga e Coordenadora do Grupo de Teatro da Unidade W+ e Francisco Costa, Seleccionador e Programador da Mostra Internacional de Curtas Metragens.

 

Caracol.jpg

LAST CALL | ÚLTIMA CHAMADA para o belíssimo filme de animação MEMÓRIAS DE UM CARACOL, uma história tocante a não perder no grande ecrã!
Marcamos a última sessão de forma especial, com uma conversa com Ana Pinto Coelho — terapeuta e diretora do Festival @mental.pt e, porque a sessão está programada nos dias da iniciativa @cinemaemfesta todos os bilhetes são a 3.5€.
13 maio / 19h00

 

salao_nobre.png

No dia 12 de maio, o Festival Mental apresenta um curta metragem que antecipa a IX edição que ocorre de 22 a 25 de Maio em vários locais de Lisboa.

Estarão presentes a directora do Mental, Ana Pinto Coelho, e o seleccionador das curtas metragens, Francisco Costa, para uma conversa após o visionamento de “F***ing Boobs e Mani a Terra” de Dario Van Vree (Países Baixos).

Para ficar a saber tudo sobre o IX Festival mental, visite o site oficial aqui.

Segunda feira,12 de maio
Local: Salão Nobre da Junta de Freguesia do Lumiar
Alameda das Linhas de Torres, 156
1750-149 Lisboa
Hora: 17H00
Duração: 60 minutos
Shortcutz-lx.jpg

O Shortcutz tem no Festival Mental o convidado da sessão #480 que acontece hoje, dia 06-005, pelas 21h30.
Vamos mostrar e falar sobre uma curta que, com comédia, aponta a nossa dependência da informática e dos demais equipamentos que nos ligam ao mundo mas nos desligam da vida.
Apareçam na Rua Nova da Piedade 66 1200-299 Lisboa, Portugal.