Festival da Saúde Mental

Cinema, Artes e Informação
Conheça-nos melhor

MENTAL

Queremos falar claro e claramente sobre saúde mental.

O Mental – Festival da Saúde Mental, é uma produção da Safe Space Portugal, uma associação sem fins lucrativos, que nasceu em 2017 para combater a iliteracia sobre a saúde mental. Conta com a co-produção do Programa Nacional Para a Saúde Mental da Direcção Geral da Saúde.

A plataforma escolhida é a cultura no seu sentido mais lato e as artes em particular, veículos extraordinários para o combate ao estigma, vergonha e falta de informação pública e geral.

Com foco na programação, exposição e discussão, o MENTAL conheceu em três anos um grande impacto a nível de participantes e públicos que assistiram a mostras de cinema internacional, M-Talks (debates públicos) sobre os temas abordados e correspondentes longas metragens, peças de teatro, dança, música e edição literária com chancela própria.

O MENTAL tem um interesse de saúde pública único e a escolha de ambientes e espaços seguros e comuns, como cinemas, auditórios e salas de exposições, convida à promoção, à partilha de experiências e à comunicação de ideias, ao mesmo tempo que se combate o estigma, preconceito e isolamento.

O MENTAL integra a board direction da rede internacional Nefele Network.

01234567890

Edições.

Desde 2017. Todos os anos preparamos todo um festival de saúde mental, com cinema, artes e informação.
+0123456789001234567890

Envolvidos.

Uma equipa cada vez maior. Desde a própria organização, ao staff, voluntários, parceiros, patrocinadores…
+012345678900123456789001234567890

Submissões.

A cada ano somos surpreendidos com o número de participações que nos chegam de todo o mundo.
+01234567890012345678900123456789001234567890

Pessoas.

O nosso público presente nos diferentes eventos cresce a cada edição.
OS NOSSOS

OBJETIVOS

CULTURAL

O foco na CULTURA é uma vertente essencial como grande aliada terapêutica da Saúde Mental, tanto na prevenção, como para ajudar a entender um Mundo de questões e problemas.

SOCIAL

A vertente SOCIAL é clara neste Festival, totalmente dedicado ao encontro de novos públicos e de esclarecimento sobre esta matéria.

PREVENTIVO

A vertente EDUCAÇÃO está presente em todo o projeto. Desde a educação das pessoas à criação de Novos Públicos, nomeadamente junto das camadas mais jovens, com dias totalmente dedicados.

INTERCÂMBIO

Convite para debates, as M-Talks, a várias figuras internacionais e nacionais, artistas e profissionais da Saúde Mental, todas figuras atentas à urgência das temáticas abordadas.

O QUE FAZEMOS…

A cada ano temos vindo a crescer, mais e mais… Saiba em que áreas actuamos e junte-se a este festival.


M-CINEMA

Tudo começou com as M-Talks, debates sobre os temas pré-seleccionados entre profissionais com microfone aberto ao público antecedendo filmes específicos. Em 2018 criámos uma mostra de cinema internacional através da plataforma FilmFreeway. A opencall tem repetido o interesse e reforçado o número de países representados, contando com uma dezena de títulos portugueses.



MY STORY MY SONG

Esta acção musical convida um autor a escolher temas que o ajudaram a ultrapassar uma crise de saúde mental. Interpretando versões muito próprias dessas músicas, entra num diálogo com o público presente que pode interagir com questões e apontamentos. O enorme sucesso está a suscitar o interesse de muitos artistas nacionais.



MENTAL JÚNIOR

Esta marca visa uma programação autónoma e tem tido salas totalmente esgotadas. Os incessantes pedidos por parte do público para mais programação e mais datas, revelam a necessidade explícita de ter onde expor problemas, trocar ideias, e iniciar um relacionamento com as crianças falando do que nunca se fala.



ARTES PLÁSTICAS

Os trabalhos são seleccionados por convite directo e/ou à medida que as instituições os enviam, sendo devidamente enquadrados na programação, apresentados em exposição colectiva.



TEATRO

Em todas as edições são escolhidas peças que abordam temas sobre saúde mental, deste produções específicas da Unidade W+ da SCML, a apresentações de peças comerciais e internacionais,passando por trabalhos apresentados por doentes institucionalizados, o palco divide-se em abordagens para vários públicos (infanto-juvenil, adolescentes e adultos).



DANÇA

A programação já abriu espaço à dança com o espectáculo “MUNDOS” pelo Núcleo de Dança Terapia (NDT) do Hospital Psiquiátrico de Lisboa, que surgiu da vontade própria de cada artista dançar a sua “dança”. Regressará com um novo trabalho em 2020 a um dos palcos do Mental.



LITERATURA

2018 foi ano de estreia da chancela MENTAL/DGS com a primeira edição própria, o livro “As Aventura de Mr. X – a trilogia”, de João Gata. Para 2019 esteve em curso a edição de estreia de uma nova autora italiana, Martina Frattura, em edição bilingue Italiano/Português num formato original e com uma história extraordinária, ilustrada por Veronica Giacintucci. 2020 terá nova edição literária, adicionando à sua chancela temas actuais e oportunos no âmbito da saúde Mental para todos. Humor, histórias, non-sense, testemunhos. A curadoria literária procura sempre inéditos.



M-TALKS 4ALL

As M-Talks 4All entram diariamente com painéis de luxo que incluem profissionais das mais diversas áreas. Numa altura em que o mundo mudou dramaticamente e de um dia para o outro, todos precisamos de conselhos, ajuda, apontamentos e possíveis soluções para enfrentarmos a pandemia que conhecemos por Covid-19. Sabendo da extraordinária importância que têm as opiniões de profissionais de áreas tão distintas que vão do jornalismo às artes, com maior ênfase nos profissionais de saúde mental, a equipa do Festival Mental propõe uma breve conversa diária que pode ajudar a esclarecer quem está em casa.


O QUE TEM ACONTECIDO

Visite a nossa galeria de imagens, com algumas fotos dos vários eventos que complementam o Festival Mental nas últimas edições.

INTERESSADO?


4º EDIÇÃO ESTÁ A CHEGAR

Deixe-nos uma

MENSAGEM

Estamos prontos para esclarecer todas as suas dúvidas.

CONTACTOS