Mental-itinerante-2025-Vila-Pouca-de-Aguiar.jpg

M – NATURA (13 de Setembro às 10h – 14h)
Parque Termal e Welcome Center das Pedras Salgadas

M-Natura

Dia 12 e 13 de Setembro 2025 o Festival Mental vai estar em Vila Pouca de Aguiar com programas de cinema, conversas e atividades ao ar livre. Vemo-nos lá!

M – CINEMA (13 de Setembro às 15h – 16h30)

Parque Termal e Welcome Center das Pedras Salgadas

Festival Mental – Vila Pouca de Aguiar
Dia 13 de Setembro no Parque Termal e Welcome Center das Pedras Salgadas, teremos uma mostra de Curtas-Metragens a decorrer a partir das 15h. Conhece aqui os filmes que serão exibidos e o vencedor do M-Cinema 2025👇
🎥Paris 70 é uma história de amor familiar entre um filho e a sua mãe com demência. A história centra-se em Jan, um cuidador inexperiente que, para aliviar o sofrimento da mãe, recorre a pequenas mentiras e embarca numa jornada emocional através das memórias da família.
🎥A Vida Continua: João, um jovem ator, vê a sua carreira desmoronar-se enquanto lida com dificuldades pessoais. Entre o palco e o seu sofrimento, enfrenta o dilema de continuar a desempenhar o seu papel, mesmo quando os fragmentos da sua própria vida começam a ruir.
🎥Queimando: Após uma longa viagem ao estrangeiro, Aurelie reencontra a sua amiga e as suas memórias, mas acima de tudo Arnaud, a quem abandonou sem aviso.
🎥Ponto de Rutura: Dois homens aparentemente sem ligação, de culturas diferentes, lutam contra problemas de saúde mental enquanto tentam manter-se à tona. A sua dor levá-los-á ao limite? E o que aprenderemos sobre nós próprios nesse processo?
🎥A Troca (VENCEDOR DO M-CINEMA 2025): Enquanto estão em coma, dois jovens exaustos, em diferentes partes do mundo, desenvolvem uma ligação telepática misteriosa e trocam de talentos, acordando com novas personalidades, para grande espanto dos seus respetivos pais.

 

M-TALK (13 de Setembro às 17h – 18h30)

Parque Termal e Welcome Center das Pedras Salgadas

Tema: Bullying, Luto e Saúde Mental

Moderadora: Rita Santos (jornalista)

Convidados:

Sérgio Viana

Ricardo Barroso

Hugo Ferreira

Vítor Leite

 

VPA-pedras-salgadas.jpg

Dia 12 e 13 de Setembro 2025 o Festival Mental vai estar em Vila Pouca de Aguiar com programas de cinema, conversas e atividades ao ar livre. Vemo-nos lá!

 

M- JOVEM (12 de Setembro às 15h-16h30 + Q&A)

Palacete Silva

Festival Mental – Vila Pouca de Aguiar

Dia 12 de Setembro, a partir das 15h, recebemos a mostra de cinema do M-Jovem com várias curtas-metragens direcionadas ao público a partir dos 12 anos, seguidas de um Q&A, no Palacete Silva. Conhece aqui os filmes 👇👇

🎥Para Thom: Thom é uma adolescente isolada. Ao longo da sua jornada para tentar recuperar o seu estado mental, Thom confronta-se com o verdadeiro significado da amizade, a importância de pedir ajuda e o facto de que aquilo que vemos à superfície raramente conta a história completa.

🎥Apenas Papel: Após receberem uma carta ambígua, duas crianças esperam pelo regresso da sua mãe nos degraus de um orfanato.

🎥Taurewarewa é um curto documentário sobre o transtorno bipolar que explora os altos e baixos das marés e das emoções numa sequência de kōrero (discursos) reveladores, enquadrados pelo cenário do oceano turbulento de Aotearoa.

🎥Estou Ótima: Como ilustradora freelancer e perfeccionista, a vida de Maya é divertida, mas também muito agitada. Mas quando Maya sofre um ataque de pânico severo e é obrigada a abrandar, o seu maior medo torna-se realidade: já não consegue ser perfeita. Maya embarca numa jornada para recuperar o equilíbrio e aceitar que “suficientemente bom” pode, de facto, ser o bastante.

🎥F***ing Boobs e Mani a Terra: Chiara sofre de síndrome de Tourette. Luca sofre do mesmo distúrbio. Um dia, encontram-se na sala de espera de um centro de tratamento e, a partir desse momento, nunca mais se separam. Com o tempo, a sua relação evolui para algo sentimental, revelando vislumbres inesperados de felicidade no meio do transtorno que os mantém incertos sobre o futuro.

Dia 12 de Setembro, logo após a mostra de curtas-metragens do M-JOVEM às 15h, direcionadas ao público a partir dos 12 anos, teremos um fabuloso Q&A com o psicólogo Sérgio Viana e o produtor João Gata. No Palacete Silva. Conhece aqui os nossos oradores 👇👇

🧠Sérgio Viana

Psicólogo Clínico na ULS Guarda e na Casa de Saúde de São Mateus em Viseu. Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde com Especialidades Avançadas em Psicologia Comunitária e Psicogerontologia. Formador e Docente. Presidente da Direcção da Delegação Regional do Centro da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Comissário da CPCJ de Seia. Associativista na área cultural e desportiva. Selecionador do Festival Mental. Dirigente desportivo num clube de formação de Basquetebol – Seia Basket. Atleta federado na F.P.Atletismo. Pai de dois.

🎬João Gata

João Gata nasceu em Lisboa em 1965. Frequentou Direito na UL, Cinema na ESTC, é formado em Vídeo e Cinema pelo IADE e em Gamification pela Penn University.
Escreveu para jornais e revistas durante a década de 90, a mesma em que realizou a curta-metragem “Passos no Tempo” inserida no ibérico Proyecto Rompeolas.
Iniciou a carreira publicitária na McCann Erickson e passou pela Caixa Alta até abrir a Ossos do Ofício onde foi CEO de 1995 a 2017. Hoje é consultor criativo.
Em 1997 co-assinou o disco “Mar de Folhas” dos V Império que conheceu várias edições internacionais. Criou “As Aventuras de Mr. X” em 2007 que foi blog, podcast e rubrica semanal na Rádio Europa Lisboa (RFI) durante 2011 antes de passar a livro editado pela Pegada do Yeti de João Carlos Alvim. Assina o blog Xá das 5 (xadas5.pt), que trata tecnologia de forma simples e prática desde 2012. Aceitou o convite do Festival Mental para assumir a autoria do primeiro título de uma nova colecção temática com “As Aventuras de Mr. X – a Trilogia” em 2018.
Faz parte da produção do Mental desde 2017.

 

Captura-de-ecrã-2025-06-30-115510.jpg

Dia 4

15h30

MOSTRA INTERNACIONAL DE CURTAS-METRAGENS

For Thom (Para Thom)
Realizador: Rafa Yam
País de origem: Nova Zelândia Duração: 16m40s
Sinopse: Thom é uma adolescente que sofre de depressão após a deterioração da amizade com a melhor amiga. Com o apoio do irmão Joe, confronta-se com o verdadeiro significado da amizade e a importância de pedir ajuda.
Only Paper (Que du Papier –Apenas Papel)
Realizador: Maxime Vouillon
País de origem: França Duração: 12m20s
Sinopse: Duas crianças esperam pelo regresso da sua mãe nos degraus de um orfanato.
Fucking Boobs e Mani a Terra
Realizador: Paolo Cipolletta
País de origem: Itália Duração: 19m50s
Sinopse: Chiara e Luca, dois jovens com síndrome de Tourette conhecem-se na sala de espera de um centro de terapia. A partir desse encontro, desenvolvem uma relação que evolui para algo sentimental, encontrando momentos de felicidade no meio das suas dificuldades.
I’m Perfectly Fine (Estou Óptima)
Realizador: Dario van Vree
País de origem: Países Baixos Duração: 30m
Sinopse: Maya é uma ilustradora perfeccionista que consegue lidar com a vida agitada graças a uma voz interna de apoio. Quando sofre um ataque de pânico, é obrigada a abrandar e a aceitar que “suficientemente bom” pode ser o bastante.
Interchange (A Troca)
Prémio Vencedor M-Cinema IX Festival Mental
Realizador: José Camargo
País de origem: Áustria Duração: 25m
Sinopse: Enquanto estão em coma, dois jovens exaustos, em diferentes partes do mundo, desenvolvem uma ligação telepática misteriosa e trocam de talentos, acordando com novas personalidades, para grande espanto dos seus respectivos pais.

21H30

M-TALK 

BULLYING, LUTO E SAÚDE MENTAL

MODERADORA
Rita Santos
Jornalista e Produtora audiovisual na “Farol de Ideias”
CONVIDADOS
Ana Rodrigues
Professora Auxiliar na Faculdade de Motricidade Humana na licenciatura e mestrado em Reabilitação Psicomotora e Doutoramento
em Educação Inclusiva.
Carla Sofia Gonçalves Pereira
Diretora Técnica na Casa Pia de Lisboa, Assessora para a área de saúde mental da infância e adolescência na Coordenação
Nacional das Políticas de Saúde Mental.
Professora Adjunta na ESS-P.PORTO na Área Técnico-Científica de Terapia Ocupacional . Membro da Coordenação Regional de Saúde Mental do Norte.
Psicólogo Clínico na ULS Guarda e na Casa de Saúde de São Mateus em Viseu.
Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde com Especialidades Avançadas em Psicologia Comunitária e Psicogerontologia.

Dia 5

21h30

MY STORY MY SONG

Viamonte in concert

Concerto com

ANDRÉ VIAMONTE

Através da música, o Festival Mental procura quebrar estigmas e abrir conversas sobre saúde mental.
O conceito do My Story My Song tem origem no festival congénere irlandês, em que é feito um convite a um cantor para que partilhe momentos menos bons da sua vida enquanto mostra como a música foi importante para a sua superação.
Com uma voz única e letras que tocam o íntimo, André Viamonte transforma vivências em música e palco em espaço de empatia.
M-talk-Bull-1x1-1.jpg

23-05 / 21h/ dur: 90m / Cinema São Jorge / Sala 2

Convidados:

  • Enfermeira Margarida Ribeiro

Sou a Margarida Ribeiro, enfermeira há 13 anos e alfacinha de gema. A especialidade em Saúde Mental e Psiquiátrica reflete uma paixão antiga, reforçada pela pandemia. Trabalhei com crianças dos PALOP e em cuidados intensivos. Hoje, atuo em saúde mental e na PROSAUDESC, promovendo bem-estar. No tempo livre, pratico exercício, faço macramé e pinto para relaxar.

  • Teresa Santos, Psicóloga Clínica

Diretora da Faculdade Ciências da Saúde da Universidade Europeia, Professora Associada e Coordenadora Vertical de Psicologia da Universidade Europeia.

Psicóloga Clínica, Doutorada em Psicologia da Saúde (ISPA). Psicoterapeuta em Terapias Comportamental, Cognitiva e Integrativa. Membro efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses e Especialista em Psicologia Clínica/Saúde; Psicoterapia; Psicologia da Educação; e Psicologia Comunitária.

  • Linete Rosário, Psicóloga Clínica e Terapeuta Sistémica Familiar

Linete Rosário é Psicóloga Clínica e da Saúde e Terapeuta Sistémica Familiar, especializada em avaliação psicológica e neuropsicológica. Com mais de 20 anos de experiência, ajuda pessoas a superar desafios emocionais e psicológicos. Foi assistente convidada na Faculdade de Medicina de Lisboa e colabora com várias entidades. Atualmente, é comentadora da RTP África. Em 2023, recebeu o Prémio Mérito Migrante.

  • Luis Fernandes, Psicólogo educacional e mestre em Observação e Análise da Relação Educativa.

Psicólogo sénior da OPP. Ativista antibullying, sendo coautor dos livros, Plano Bullying – Como Apagar o Bullying da Escola, Diz não ao Bullying – Não deixes que te façam mal! e Cyberbullying – Um Guia Para Pais e Educadores. Membro fundador e da Direção da Associação AjudAjudar. Fundador e Coordenador do Projeto Bullying.pt. A escrita e o mergulho são alguns dos seus interesses.

Moderadora

– Clara Sousa, Jornalista e Psicóloga

Jornalista premiada nas áreas de comportamento e saúde.

Fascinada, desde cedo, pelos mistérios da mente humana, especializou-se no campo da Psicologia e abraçou uma carreira nos media.

Iniciou funções na TSF, fez parte da TVI, colaborou na revista Máxima e, ao longo de 25 anos, elegeu a revista Visão como a sua segunda casa.

Encontra inspiração nas leituras, na música e nas caminhadas. Acredita na beleza dos encontros e na arte de contar histórias.

Close-poster.png

23/05/2025 22:35 / 0:00

Cinema São Jorge

Av. da Liberdade 175, 1250-144 Lisboa

21 310 3400

Organizado Por Mental

Cinema São Jorge, Sala 3, 22H35

-» BILHETE SESSÃO

-» BILHETES PACK – 3 M-TALKS + 3 Filmes

CLOSE
de Lucas Dhont, Drama, Bélgica, 2022, 105 min

Léo e Rémi, dois amigos de 13 anos, são inseparáveis. Depois de um verão cheio de aventuras, regressam à escola entusiasmados por estarem na mesma turma. No entanto, a proximidade entre ambos desperta rumores maliciosos entre os colegas, forçando Léo a afastar-se para evitar o isolamento. Até que, um dia, Rémi desaparece.

Vencedor do Grande Prémio do Júri em Cannes 2022 e nomeado para o Óscar de Melhor Filme Internacional, este poderoso drama sobre a adolescência é realizado pelo belga Lukas Dhont, que assina o argumento com Angelo Tijssens, seu colaborador em Girl (2018). Os protagonistas são interpretados pelos jovens Eden Dambrine e Gustav De Waele, acompanhados por Émilie Dequenne, Léa Drucker, Igor van Dessel, Kevin Janssens e Marc Weiss nos papéis secundários.