O Mental – Festival da Saúde Mental, é uma produção da Safe Space Portugal, uma associação sem fins lucrativos, que nasceu em 2017 para combater a iliteracia sobre a saúde mental. Conta com a co-produção da Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental.
A plataforma escolhida é a cultura no seu sentido mais lato e as artes em particular, veículos extraordinários para o combate ao estigma, vergonha e falta de informação pública e geral.
Com foco na programação, exposição e discussão, o MENTAL conheceu em oito edições, sempre presenciais, um grande impacto a nível de participantes e públicos que assistiram a mostras de cinema internacional, M-Talks (debates públicos) sobre os temas abordados e correspondentes longas metragens, M-Debate sobre Saúde Digital, Teatro, Dança, música com o My Story My Song e edição literária com chancela própria que conta já com quatro títulos originais.
O MENTAL tem um interesse de saúde pública único e a escolha de ambientes e espaços seguros e comuns, como cinemas, auditórios e salas de exposições, convida à promoção, à partilha de experiências e à comunicação de ideias, ao mesmo tempo que se combate o estigma, preconceito e isolamento.
O MENTAL integra a board direction da rede internacional Nefele Network.
Visite as redes sociais (facebook, instagram) e o canal Youtube para mais informação e conteúdos.
Tudo começou com as M-Talks, debates sobre os temas pré-seleccionados entre profissionais com microfone aberto ao público antecedendo filmes específicos. Em 2018 criámos uma mostra de cinema internacional através da plataforma FilmFreeway. A opencall tem repetido o interesse e reforçado o número de países representados, contando com uma dezena de títulos portugueses.
Esta acção musical convida um autor a escolher temas que o ajudaram a ultrapassar uma crise de saúde mental. Interpretando versões muito próprias dessas músicas, entra num diálogo com o público presente que pode interagir com questões e apontamentos. O enorme sucesso está a suscitar o interesse de muitos artistas nacionais.
Esta marca visa uma programação autónoma e tem tido salas totalmente esgotadas. Os incessantes pedidos por parte do público para mais programação e mais datas, revelam a necessidade explícita de ter onde expor problemas, trocar ideias, e iniciar um relacionamento com as crianças falando do que nunca se fala.
Os trabalhos são seleccionados por convite directo e/ou à medida que as instituições os enviam, sendo devidamente enquadrados na programação, apresentados em exposição colectiva.
Em todas as edições são escolhidas peças que abordam temas sobre saúde mental, deste produções específicas da Unidade W+ da SCML, a apresentações de peças comerciais e internacionais,passando por trabalhos apresentados por doentes institucionalizados, o palco divide-se em abordagens para vários públicos (infanto-juvenil, adolescentes e adultos).
A programação já abriu espaço à dança com o espectáculo “MUNDOS” pelo Núcleo de Dança Terapia (NDT) do Hospital Psiquiátrico de Lisboa, que surgiu da vontade própria de cada artista dançar a sua “dança”. Regressará com um novo trabalho em 2020 a um dos palcos do Mental.
2018 foi ano de estreia da chancela MENTAL/DGS com a primeira edição própria, o livro “As Aventura de Mr. X – a trilogia”, de João Gata. Para 2019 esteve em curso a edição de estreia de uma nova autora italiana, Martina Frattura, em edição bilingue Italiano/Português num formato original e com uma história extraordinária, ilustrada por Veronica Giacintucci. 2020 terá nova edição literária, adicionando à sua chancela temas actuais e oportunos no âmbito da saúde Mental para todos. Humor, histórias, non-sense, testemunhos. A curadoria literária procura sempre inéditos.
As M-Talks 4All entram diariamente com painéis de luxo que incluem profissionais das mais diversas áreas. Numa altura em que o mundo mudou dramaticamente e de um dia para o outro, todos precisamos de conselhos, ajuda, apontamentos e possíveis soluções para enfrentarmos a pandemia que conhecemos por Covid-19. Sabendo da extraordinária importância que têm as opiniões de profissionais de áreas tão distintas que vão do jornalismo às artes, com maior ênfase nos profissionais de saúde mental, a equipa do Festival Mental propõe uma breve conversa diária que pode ajudar a esclarecer quem está em casa.