Surma – My Story My Song

surma-2.bmp

Débora Umbelino tem 25 anos e é mais conhecida pelo nome artístico de Surma.

Pelo meio frequentou o curso de Jazz no Hot Club, com especialidade em contrabaixo e voz e aventurou-se em pós-produção audiovisual.

O seu disco de estreia acabava por ser adiado para o final de 2017, tendo “Antwerpen” merecido logo uma aclamação generalizada que a colocou num lugar cimeiro dos novos valores da música nacional.

Meios como o Expresso, Público, Blitz ou Antena 3 votam-no como um dos melhores do ano e a Sociedade Portuguesa de Autores nomeou “Hemma” para melhor canção de 2017. 

Nos últimos dois anos apresentou-se ao vivo por mais de 200 vezes e por 16 países.

Internacionalmente viu o seu disco de estreia ser editado em vários países europeus e ser nomeado para melhor disco independente do ano pela IMPALA (Associação Europeia de Editoras Independentes), conseguindo destaque em meios tão prestigiados como a BBC, o Musikexpress ou a NPR. 

Em dois anos, Surma tem também corrido o País desde pequenas salas a dezenas de festivais como o NOS Alive, o Vodafone Paredes de Coura, o Bons Sons, o Super Bock Super Rock e o NOS Primavera Sound.

Continua vários trabalhos e residências colaborativas, mantém-se, desde 2016, como solista convidada dos Concertos para Bebés e foi responsável pela banda sonora da longa-metragem “SNU” e concorrente e finalista da edição de 2019 do Festival da Canção. 

Toda a informação oficial sobre Surma através deste link