Sara de Sousa

Licenciada em Terapia Ocupacional pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto (ESS-P.PORTO); Mestre em Psiquiatria e Saúde Mental pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto; Doutorada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP); Pós-graduada em Gestão e Direção de Unidades de Saúde pela Porto Executive Academy do P.PORTO.
Atualmente é professora Adjunta na ESS-P.PORTO, na Área Técnico Científica de Terapia Ocupacional – licenciatura e mestrado. Membro da Coordenação Regional de Saúde Mental do Norte, na qual representa os terapeutas ocupacionais que desempenham funções na área da Saúde Mental na região norte.
Investigadora integrada no Laboratório de Reabilitação Psicossocial da ESS-P.PORTO, sendo o estigma e a literacia da doença mental, a redefinição de estilos de vida, bem como o sociodrama, os temas onde tem desenvolvido maior investigação. Diretora de Sociodrama, pela Sociedade Portuguesa de Psicodrama.
Atualmente é membro da comissão executiva do Grupo de Investigação em Psicodrama, formadora na componente teórica do Curso de Diretor de Sociodrama e membro do corpo editorial da Revista Portuguesa de Psicodrama.
Ao nível da prática clínica no Sistema Nacional de Saúde, no passado desempenhou funções de Terapeuta Ocupacional no Serviço de Psiquiatria do Centro Hospitalar e Universitário de São João
(CHUSJ), durante 23 anos, onde assumiu a coordenação dos terapeutas ocupacionais do Serviço de Psiquiatria. Desenvolveu também clínica privada em consultório e domicílio.