Ricardo Belo de Morais

ricardo-belo-de-morais.png

Ricardo Belo de Morais é um escritor e investigador literário. Cursou Direito na Universidade de Lisboa e Ciências da Comunicação na Universidade Nova. Além disso, teve uma carreira na rádio, trabalhando como jornalista, produtor e animador em várias estações, incluindo a XFMRádio Paris Lisboa e Rádio Europa Lisboa. Também colaborou com a revista Notícias Magazine e trabalhou em assessoria cultural para o Clube Português de Artes e Ideias e a Câmara Municipal de Lisboa durante as Festas de Lisboa.

Ricardo Belo de Morais também é autor de várias obras, incluindo o poemário “Paixão ou A Batalha Contra as Sombras”, a biografia romanceada “O Quarto Alugado – a vida de Fernando Pessoa revisitada por um velho amigo” e “Fernando Pessoa Para Todas as Pessoas”, que está a ser preparado em uma versão em língua inglesa. Também contribuiu com um dossier pedagógico no livro “Mensagem em BD”, coeditado pela RTP e Levoir, lançado em janeiro de 2024.

Além disso, Ricardo Belo de Morais é membro da equipa da Casa Fernando Pessoa desde 2012 e mantém o projeto online de investigação e divulgação pessoana chamado “O Meu Pessoa”. Também realiza palestras e tertúlias sobre Fernando Pessoa em escolas, bibliotecas e espaços diversos em todo o país. Em Lisboa, orienta visitas guiadas e percursos pedestres relacionados à temática pessoana e presta assessoria nessa área para projetos turísticos, empresariais, culturais e de merchandising.

Além de sua atuação literária, Ricardo Belo de Morais estreou a peça teatral “Transição” em 2018, baseada no “Livro do Desassossego”, com os atores Adérito Lopes e Ruben Garcia nos papéis principais. Também é autor e intérprete da performance “Fernando Quase em Pessoa”, em colaboração com o pianista, cantor e compositor Rogério Godinho. Assinou a curadoria do festival “Desassossego em Pessoa”, um evento literário e cultural de três dias no Parque dos Poetas, em Oeiras.

Além disso, Ricardo Belo de Morais realiza o único programa semanal pessoano de rádio do mundo na Rádio Movimento, onde já realizou cinco emissões-maratona de 12 horas ininterruptas, dedicadas ao mais universal dos escritores portugueses.