Francisco Costa

FOTO-Francisco_Costa.jpg

Francisco Costa, Cineasta

Terminou o Curso de Cine-Vídeo na ESAP, estagiou no filme “Sapatos Pretos” (realização de João Canijo e produção de Paulo Branco) e estreou-se como profissional de montagem na Expo ‘98, integrando a equipa de vídeo que trabalhou para a Praça Sony. Depois disso continuou a trabalhar em montagem para várias produtoras em Documentários, Ficção, Publicidade, Dança e Instalações Artísticas. 

Num caminho marcadamente eclético, destaca-se o seu trabalho em filmes publicitários para a empresa NOS, em documentários para a Fundação Calouste Gulbenkian e para o grupo musical Deolinda (produtora Sons em Trânsito), em vários vídeos inspirados na obra da coreógrafa Olga Roriz, e em instalações artísticas de Tatiana Macedo (vencedora do prémio Sonae Media Art). Trabalhou também em numerosas séries, nacionais e estrangeiras, tais como: Sara (ficcional, de Marcos Martins), História a História (documental, com Fernando Rosas, para a RTP), Los Caminos del Agua e Vida sobre Ruedas (para a Televisão Espanhola da Extremadura), entre outras. 

Foi convidado a realizar várias sessões de plenário para o Centro Multimeios de Espinho, bem como um documentário sobre o Forte da Graça a pedido da Câmara de Elvas.