Mental Itinerante Oeiras – My Story My Song, André Viamonte

Vaimonte-in-concert-1200x681-1.jpg
Por Mental

11/10/2024 21:00 / 23:00

Auditório do Centro Cultural José De Castro

Av. Sr. Jesus dos Navegantes 7A, 2770-132 Paço de Arcos

214404836

1a Edição do Festival Mental Itinerante em Oeiras
no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental no Município de Oeiras.

Com acolhimento generoso do Auditório do Centro Cultural José de
Castro, em Paço de Arcos, pelas 21h30 acontece mais um antecipado “My Story, My Song”, ancorado pelas prestações musicais imperdíveis de andre ViaMonte.
No dia seguinte, mais dois momentos distintos da extensão. Pelas 18h00, a Mostra Internacional de Curtas; pelas 21h00, uma M-Talk dedicada à temática da Comunicação Social e Saúde, também abordada em maio no decurso do festival em Lisboa.

AGENDA

Dia 11 – 21h00

My Story, My Song – Concerto com André Viamonte e convidados

Morada: Auditório do Centro Cultural José de Castro, Paço de Arcos

Inscrições gratuitas através do telefone 214 404 835

ou email: ugps@oeiras.pt

**Biografia de André Viamonte**
 André Viamonte nasceu em Zurique, Suíça, em 1985, filho de pais emigrantes portugueses, e cresceu em Singen, Alemanha.
Desde a infância, foi exposto a uma ampla variedade de géneros musicais, como o folclore português, fado, ópera, jazz, bossa nova e vozes búlgaras, moldando a sua sensibilidade artística.
Aos 5 anos, iniciou aulas de canto e representação, e aos 10 anos, começou a compor.
Formou-se em Musicoterapia em Lisboa em 2013. Durante a tese de mestrado, desenvolveu um projeto terapêutico na Quinta do Cabrinha, focado no luto, perda e demência, o que influenciou a sua carreira artística.
Em 2014, lançou o seu primeiro single, “TimeDust”, destacado pela Balcony TV de Nova Iorque.
No ano seguinte, lançou “Heartland”, em apoio à campanha “Unidos por Pedro”, e dedicou o videoclipe à luta de Madalena, uma criança com tumor cerebral.
O álbum “VIA”, lançado em 2016, incluiu o tema “Heartland”, que integrou a banda sonora da telenovela *A Impostora*.
Outro tema do álbum, “To MyselfTown”, foi considerado um dos melhores de 2016. Em 2019, lançou “MONTE”, finalizado nos Abbey Road Studios em Londres, e elogiado por figuras como Rodrigo Leão e Teresa Salgueiro.
Durante a pandemia de 2020, lançou o tema “Aqui” e participou no álbum comemorativo dos 100 anos de Sophia de Mello Breyner Andresen. Recentemente, colaborou com Clo Bourgard na Fundação Champalimaud, criando uma obra sobre o cancro que constituiu a base do seu álbum *O R E N D A*.
Este trabalho, caracterizado pela expressão crua e espontânea, envolveu artistas de diversos géneros, incluindo Kátia Guerreiro, Iolanda Guillande, Bruno Huca, Rui Sidónio e Ana Cosme.
Como embaixador de projetos como ReStore e Festival Mental, Viamonte tem promovido a desmistificação e sensibilização sobre saúde mental, cancro, reintegração social e violência.
A sua música transcende o entretenimento, servindo como um veículo de transformação social e autocuidado, centrada na expressão emocional.