M-JOVEM – MOSTRA INTERNACIONAL DE CURTAS METRAGENS

1.-POSTER-Affiche-QDP-SD.png
Por Mental

Começa em:

22/05/2025 10:30 / 12:30

Cinema São Jorge

Av. da Liberdade 175, 1250-144 Lisboa

21 310 3400

Organizado Por

Mental

22/05 10h30 / dur: 90m Cinema São Jorge / Sala Manoel Oliveira

Com sessão de perguntas e respostas: Francisco Costa (programador Festival Mental) e Maria João Barros (Psicóloga Clínica).

  • Curta: Only Paper

Realizador: Maxime Vouillon / País de Origem: França / Tempo: 12.20m

Synopsis (English): Two children wait for their mother to return on the steps of an orphanage.

Synopsis (Portuguese – PT): Duas crianças esperam pelo regresso da sua mãe nos degraus de um orfanato.

  • Curta: For Thom

Realizador: Rafa Yam / País de origem: New Zealand / Tempo: 16.40m

Synopsis (English): Thom is an isolated teenage girl suffering from suicidal thoughts and depression caused by her deteriorating friendship with her best friend Milly. Thom’s only support comes in the form of her caring brother Joe. Through Thom’s journey of trying to heal her mental state, she comes face to face with what it means to be a friend, the importance of reaching out, and how what appears on the surface is hardly ever the full story.

Synopsis (Portuguese – PT): Thom é uma adolescente sozinha que sofre de depressão e pensamentos suicidas, causados pela deterioração da sua amizade com a melhor amiga, Milly. O único apoio de Thom vem do seu irmão Joe, que se preocupa com ela. Ao longo da sua jornada para tentar recuperar o seu estado mental, Thom confronta-se com o verdadeiro significado da amizade, a importância de pedir ajuda e o facto de que aquilo que vemos à superfície raramente conta a história completa.

  • Curta: I’m Perfectly Fine

Realizador: Dario van Vree / País de Origem: Países Baixos / Tempo: 30m

Synopsis (English): As a freelance illustrator and perfectionist, Maya’s life is a lot of fun, but also very hectic. She is able to get through her long days filled with work assignments and social activities with the help of a supportive inner voice, whom she affectionately calls her ‘Little Motivator’. But when Maya suddenly experiences a severe panic attack and is forced to slow down for a while, her deepest fear becomes a reality: she can no longer be perfect.. Maya and her Little Motivator set out to get her back on track, while struggling to accept that ‘good enough’ might just really be good enough.

Synopsis (Portuguese – PT): Como ilustradora freelancer e perfeccionista, a vida de Maya é divertida, mas também muito agitada. Ela consegue lidar com os longos dias cheios de trabalho e atividades sociais com a ajuda de uma voz interna de apoio, a quem chama carinhosamente de “Pequeno Motivador”. No entanto, quando Maya sofre um ataque de pânico severo e é obrigada a abrandar, o seu maior medo torna-se realidade: já não consegue ser perfeita. Maya e o seu Pequeno Motivador embarcam numa jornada para ajudá-la a recuperar o equilíbrio, enquanto lutam para aceitar que “suficientemente bom” pode, de facto, ser o bastante.

  • Curta:Taurewarewa

Realizador:Libby Witheford-Smith / País de Origem: Nova Zelândia / Tempo: 13.18m

(English): A short documentary on bipolar disorder, Taurewarewa explores the highs and lows of tides and emotions in a sequence of insightful kōrero framed against a backdrop of Aotearoa’s turbulent ocean.

(Portuguese – PT): Um documentário curto sobre o transtorno bipolar, Taurewarewa explora os altos e baixos das marés e das emoções numa sequência de kōrero (discursos) reveladores, enquadrados pelo cenário do oceano turbulento de Aotearoa.

  • Curta: Fucking Boobs e Mani a Terra

Realizador:Paolo Cipolletta / País de Origem:Itália / Tempo: 19.50m

Synopsis (English): Chiara, 20, suffers from Tourette’s syndrome and undergoes treatment at a cognitive-behavioral therapy center, hoping to control her tics and obscene phrases, which she speaks strictly in English. Luca, 19, suffers from the same disorder but has an uncontrollable need to touch the ground with his hands. One day, they meet in the waiting room of the center, and from that moment on, they never part ways again. Over time, their acquaintance turns into a sentimental relationship, revealing unexpected glimpses of happiness in the midst of the disorder that keeps them uncertain about their future.

Synopsis (Portuguese – PT): Chiara, de 20 anos, sofre de síndrome de Tourette e está em tratamento num centro de terapia cognitivo-comportamental, na esperança de conseguir controlar os seus tiques e frases obscenas, que profere sempre em inglês. Luca, de 19 anos, sofre do mesmo distúrbio, mas sente uma necessidade incontrolável de tocar no chão com as mãos. Um dia, encontram-se na sala de espera do centro e, a partir desse momento, nunca mais se separam. Com o tempo, a sua relação evolui para algo sentimental, revelando vislumbres inesperados de felicidade no meio do transtorno que os mantém incertos sobre o futuro.

Perguntas e respostas com:
Q&A time with:

Francisco Costa, Cineasta, Seleccionador Mostra Internacional de Curtas Metragens do IX Festival Mental

Este é o segundo ano em que tenho a honra de selecionar filmes e fazer curadoria para o Festival Mental. Participar neste evento é, para mim, um verdadeiro acto de serviço público de grande relevância, pois coloca a arte do cinema ao serviço da comunidade. Através da sensibilização e da prevenção, o festival aborda temas profundamente delicados no contexto da saúde mental, utilizando a arte para ampliar o diálogo e fomentar o pensamento crítico.

O cinema é uma ferramenta poderosa e subtil, capaz de, através das histórias, desbravar realidades universais de forma sensível. Ajuda-nos a compreender melhor o mundo à nossa volta e desempenha um papel essencial na construção de personalidades mais conscientes e preparadas para enfrentar a vida.

Quando conseguimos entender a sua complexidade, percebemos também o seu potencial para transformar a realidade em algo mais belo.

CV

Terminou o Curso de Cine-Vídeo na ESAP, estagiou no filme “Sapatos Pretos” (realização de João Canijo e produção de Paulo Branco) e estreou-se como profissional de montagem na Expo ‘98, integrando a equipa de vídeo que trabalhou para a Praça Sony. Depois disso continuou a trabalhar em montagem para várias produtoras em Documentários, Ficção, Publicidade, Dança e Instalações Artísticas. 

Num caminho marcadamente eclético, destaca-se o seu trabalho em filmes publicitários para a empresa NOS, em documentários para a Fundação Calouste Gulbenkian e para o grupo musical Deolinda (produtora Sons em Trânsito), em vários vídeos inspirados na obra da coreógrafa Olga Roriz, e em instalações artísticas de Tatiana Macedo (vencedora do prémio Sonae Media Art). Trabalhou também em numerosas séries, nacionais e estrangeiras, tais como: Sara (ficcional, de Marcos Martins), História a História (documental, com Fernando Rosas, para a RTP), Los Caminos del Agua e Vida sobre Ruedas (para a Televisão Espanhola da Extremadura), entre outras. 

Foi convidado a realizar várias sessões de plenário para o Centro Multimeios de Espinho, bem como um documentário sobre o Forte da Graça a pedido da Câmara de Elvas.

Maria João Barros, Psicóloga e Psicoterapeuta

E vamos para a 9a edição!
Ao longo destes 9 anos integrar e colaborar com a fantástica equipa do FM tem sido um desafio inovador e construtivo pela oportunidade de, através do cinema, teatro e música, mostrar, sensibilizar e refletir com a comunidade os riscos, os comportamentos preventivos, a
importância do autocuidado e da rede de apoio ou suporte ao nosso equilíbrio emocional e
mental perante as dificuldades e as urgências de um mundo ameaçador e stressante, estilos de
vida acelerados e hiperconectados numa sociedade em crescentes desigualdades e solidão.
Um bom festival a todos!

CV

Psicóloga e Psicoterapeuta, é especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, em Psicologia Comunitário e em Psicoterapia pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) e pelo Ministério da Saúde especialista em Psicologia Clínica. Como psicóloga iniciou a atividade profissional em 1989 em Organizações Não Governamentais onde integrou e coordenou projectos de intervenção comunitária de promoção da saúde e de adaptação à doença crónica, grupos de interajuda, atividade assistencial clínica e formação. Desde 1994 exerce funções como psicóloga clínica no Serviço Nacional de Saúde num centro de saúde em Lisboa (Cuidados de Saúde Primários), desenvolvendo atividade clínica assistencial nas várias fases do ciclo de vida, coordenando projetos de intervenção comunitária para promoção da saúde e prevenção de riscos, investigação, formação, supervisão de estratégias e bem-estar organizacional. Foi vogal do Colégio de Especialidade de Psicologia Clínica e da Saúde da OPP, presidente da sua Comissão instaladora e integrou grupos de trabalho na promoção da saúde, supervisão, organização de boas práticas nos serviços e melhoria da qualidade. No Festival da Saúde Mental é júri residente e integra, desde 2019, a equipa de selecionadores.