M-TALK: GUERRA, CONFLITO E SAÚDE MENTAL

M-talk-guerra-1x1-1.jpg
Por Mental

24/05/2025 21:00 / 22:30

Cinema São Jorge

Av. da Liberdade 175, 1250-144 Lisboa

21 310 3400

24-05 / 21h/ dur: 90m / Cinema São Jorge / Sala 2

Convidados:

  • Khalid Jamal, Empresário e dirigente de várias organizações do terceiro sector

Nascido em Portugal, de origem indiana e árabe, estudou no Colégio Valsassina, na Universidade Católica Portuguesa e na Harvard Business School. 

Integra a Missão Permanente de Portugal nas Nações Unidas, bem como a direcção da Comunidade Islâmica, do Instituto Luso-Árabe para a Cooperação e do Observatório do Mundo Islâmico. É ainda presidente do conselho fiscal da Real Associação de Bombeiros Voluntários de Lisboa, do Portugal India Business Hub e do Rotary Club. É membro do Grémio Literário, Soc. de Geografia e da Soc. Histórica da Independência de Portugal, Cavaleiro da Ordem “Pro Scientia et Innovatio” e candidato a Deputado à Assembleia da República.

Participa da Comissão “Jornalismo e Tradições Religiosas”, em Roma, e foi convidado de honra do International Visitors Leadership Program (EUA), focado no diálogo inter-religioso. Recentemente tornou-se Embaixador da Campanha Reset, co-financiada pela União Europeia, cujo principal propósito é desconstruir a narrativa que liga o Islão ao terrorismo.

  • Nuno Severiano Teixeira

Professor Catedrático e Presidente do IPRI-NOVA. Foi Ministro da Administração Interna e da Defesa. Lecionou em Georgetown, Berkeley e Florença. Especialista em história militar, relações internacionais e políticas de defesa, publicou várias obras, incluindo The Portuguese at War e Mundo às Avessas. Colunista quinzenal no jornal Público.

  • Miguel Palma

Algarvio e psiquiatra com experiência em crises humanitárias. Tornei-me médico na Universidade de Coimbra e psiquiatra no Hospital Amadora-Sintra. Após ter trabalhado em diversos estabelecimentos prisionais na área de Lisboa, integrei a organização não-governamental Médicos Sem Fronteiras, onde assumi funções clínicas, de gestão de equipas e consultoria técnica em saúde mental, para situações de emergência humanitária.

Mais recentemente, voltei a trabalhar de corpo inteiro no SNS.

  • Sofia Pires

Sofia Pires, licenciada em Serviço Social pelo Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa, desempenha a função de Assistente Social na APOIAR, Associação de Apoio aos Ex- Combatentes Vítimas de Stress de Guerra, desde 2002. A exercer o cargo de diretora técnica dos Grupos de Ajuda Mútua, e anteriormente de secretária da direção, a sua atuação tem sido fundamental na implementação de políticas e serviços de apoio aos ex-combatentes e seus familiares directos.

Moderadora

  • Daniela Santiago, Jornalista

Daniela Santiago é jornalista na RTP desde 1996.

É Editora de Ambiente e Ação Climática da RTP.

De 2015 a 2021 foi correspondente da televisão pública e da Antena 1 em Espanha.

Mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação pelo ISCTE, onde foi doutoranda em Sociologia, obteve o título de Especialista em Jornalismo no Instituto Politécnico de Lisboa. É docente da Licenciatura e do Mestrado em Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, desde 2008.

Como jornalista fez a cobertura de acontecimentos mundiais marcantes em diferentes pontos do globo. Academicamente dedica-se ao estudo dos efeitos da projeção mediática em situações de tragédia.

Entre várias distinções, foi galardoada com o Prémio de Mejor Corresponsal Extranjera en España (Premios Internacionales de Periodismo 2021) pelo Club Internacional de Prensa de España e pela Asociación de Corresponsales de Prensa Extranjera; com o 1º Prémio de Jornalismo Direitos Humanos e Integração 2008, atribuído pelo Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural e pela Comissão Nacional da UNESCO; com o 3º Prémio Centro Pinus de Jornalismo Florestal, 2022 e Menção Honrosa, “Prémio Floresta é Sustentabilidade”, na categoria de Jornalismo, atribuída pela BIOND – Associação das Bioindústrias de Base Florestal.

É autora de quatro livros: “A Tempestade Perfeita – Como a Extrema-Direita regressou à Península Ibérica”; “O Reconforto da Televisão – uma visão diferente sobre a tragédia de Entre-os-Rios”; “Inferno no Paraíso – 15 dias no Sri Lanka depois do Tsunami” e “O Caramelo da Leonor” (um livro infantil em tinta e que foi impresso também em braille). É ainda coautora de dez livros, a maioria académicos.