17h30 | Espaço Atmosfera m
Lançamento do Livro: “O Jogo do Veneno”, de Ricardo Belo de Morais
“Uma família (só) aparentemente exemplar convida-nos para assistir, em palco, ao seu violento processo de implosão. Numa história de comédia policial, descobrimos como a mentira pode ser a pior das doenças. Quem entra no jogo?”
Apresentação do livro por Eugénia Vasques.
duração: 90 minutos
10h30 | Cinema São Jorge
M-Cinema Jovem + sessão Q&A com: Maria João Barros (psicóloga clínica e júri do Festival Mental) e Francisco Costa (júri e curador do Festival Mental).
16h00 | Cinema São Jorge
16h30 | Cinema São Jorge
Um documentário de Leonardo Petralia, vindo da Argentina, com Q&A.
Sinopse:
Celia Argüello Rena, bailarina, coreógrafa e dramaturga, trabalha artisticamente com o lixo acumulado compulsivamente por sua mãe. Ao embarcar na criação de uma nova peça, tanto mãe quanto filha se encontram envolvidas em uma experiência que mudará suas vidas. “Uma mala cheia de bolsas” é uma imagem e uma jornada, é o exato ponto onde vida e arte se encontram, gerando o inesperado.
21h00 | Cinema São Jorge
17h00 | Cinema São Jorge
MENTAL JOVEM – Teatro terapêutico da Unidade W+ da Scml
Ur•Gente•Mente
Origem etimológica: urgente + mente.
Que urge;
Que não pode ser diferido;
Eminente;
Instante.
Encenação/ texto: Catarina Luz; Maria Corrêa; Sónia Santos.
Actores/ Actrizes: Dwayne Monteiro; Eduardo Naita;
Elizandro Rafael; Inês Rodrigues; Lara Pereira;
Leandra Santos; Maria Carvalho da Mariana Jerónimo;
Rodrigo Real; Zuzimo Morato; Didu Sebastião.
Listen (2020), de Ana Rocha, Drama, M/14, 1h13
“Abuso sexual e moral no ensino superior”
A série jornalística do Gerador, Abuso de Poder no Ensino Superior, feita pelas jornalistas Débora Cruz e Sofia Matos Silva, tem procurado entender como as práticas de assédio são reproduzidas nas instituições académicas. Os especialistas entrevistados indicam que não se trata de um problema gerado por indivíduos problemáticos ou pelas idiossincrasias de algumas instituições. Trata-se, sim, de um problema estrutural. Os comportamentos abusivos, a culpabilização das vítimas, o receio da exposição pública e o medo de retaliação podem ter consequências nefastas para a saúde mental dos afetados.
No Festival Mental, as jornalistas autores vão fazer uma apresentação desta série, seguida de debate .
SPA Cognitivo
Atividade promovida pela Betweien
Vamos criar duas equipas, cada equipa tem como objetivo vencer a outra equipa, utilizando algumas funções cognitivas fundamentais como a memória e a atenção. Será utilizado um jogo de cartas, que contém questões relacionadas com o conhecimento geral e cultural.
Através da lógica da gamificação, pretende-se que a população sénior possa competir através de um jogo de cartas que se assume como um programa de Estimulação Cognitiva, através da componente lúdica de gamificação.
duração: 2 horas
Tàr (2022), de Todd Field Duração, Drama / Música, M/12, 2h38
A banda The Ziguais foi fundada em 2002 pela APPDA LISBOA, uma associação que apoia pessoas com autismo e suas famílias. A banda é composta por jovens e adultos com autismo que, através da música, demonstram suas habilidades e promovem a inclusão social. O repertório da banda inclui covers e músicas originais, e a improvisação é utilizada como forma de comunicação não-verbal e expressão.
Em 2019, a banda foi premiada pelo BPI “la Caixa” Capacitar, o que possibilitou a profissionalização do grupo, com a criação de um nome e imagem. A pandemia suspendeu os concertos da banda, mas impulsionou a produção de um documentário que conta a história do grupo e da APPDA LISBOA. O documentário estreou em 2022 e foi exibido nos Canais Disney em 2023. A banda The Ziguais é um exemplo de como a música pode quebrar barreiras e preconceitos em relação ao autismo.
Nightcrawler / O Repórter da Noite (2022), de Todd Field Duração, Drama / Música, M/12, 2h38
“Uso da Dança e do Movimento num processo terapêutico que promove a integração emocional, cognitiva, física e social do indivíduo”. (American Dance Therapy Association – ADTA). Surge do encontro do Movimento Expressivo com a Psicologia. A DMT parte do princípio de que a forma como nos movemos reflete o nosso estado emocional e a nossa personalidade. Uma modificação nos padrões de movimento, poderá induzir uma transformação na saúde emocional e física do indivíduo.
Orientadora do Workshop: Liliane Viegas
Duração: 2 horas
Trazer roupa confortável
Atividades ao ar livre – Gestão de Emoções: Atividade promovida pela Betweien
Emocino-NADA! Vamos explorar emoções?
Ao longo do workshop cada criança vai partilhar o que a faz ficar calma, através de um novelo de lã, será explorado que existem muitas emoções e como muitas vezes as emoções estão baralhadas como um novelo dentro de nós. Cada criança vai nomear e mimicar uma emoção tirada ao acaso de um saco das emoções.
Em seguida, depois de conhecermos algumas emoções vamos explorar onde podemos sentir essas mesmas emoções, e que estratégias podemos utilizar para gerir as nossas emoções, com o objetivo de criar um conhecimento de estratégias para autorregulação das emoções, e compreensão das mesmas, explorando também a empatia com o outro e com o que os pares sentem.
Atividade promovida pela Betweien
Ao longo do workshop pretende-se recriar 3 cenários, o público será confrontado com escolhas, tomadas de decisão, realizar ações e refletir sobre o impacto que cada um de nós pode ter ao aderir a uma rede social ou na abordagem aos conteúdos que nos são apresentados. A primeira dinâmica tem como objetivo explorar o processo de criação de uma rede social “aceitar para aceder”, através da utilização de imagens com a tomada de decisão dos termos e condições. Através de novelos de lã e de uma história os jovens serão conduzidos a explorar Fake News, ou seja, vão “Navegar”, para os perigos explorar. No final da sessão os jovens vão “Regressar”, explorando o Fear of Missing Out e estratégias de permanência e acesso online consciente.
A missão da Pedalar Sem Idade Portugal é combater o isolamento social e a solidão não desejada, através de passeios em bicicletas adaptadas (trishaws), realizados por pilotos voluntários. Este movimento, com origem na Dinamarca, está hoje presente em 59 países. Pedalar Sem Idade é sobre fazer as coisas devagar e com propósito, sobre relações humanas e sobre as histórias que nos inspiram.
Extensão do Festival Mental para fora de portas, ao encontro da Natureza e das pessoas
duração: dia todo