João Vasco Almeida

João Vasco Almeida

João Vasco Almeida

|

    João Vasco Almeida (Lisboa, maio de 1974) é um jornalista e autor literário português. É, actualmente, director da revista Karga! e editor literário da Rossio. Começou a trabalhar como repórter no jornal Vento Novo, de Loures, em 1989. Foi consultor e produtor cultural entre 1990 e 1995, data em que ingressou na revista Nova Gente, como repórter. Em 1997 foi chefe-de-redacção da revista masculina Ego. Em 1997, ingressou nos quadros da Projornal, onde exerceu jornalismo para o semanário Tal & Qual, para a revista Visão e para o diário 24horas. Neste diário foi repórter, editor de Política, editor de Arte e Espectáculos e, depois, grande repórter. Escreveu ou escreve, ainda, a convite, para o Diário de Notícias, Selecções do Readers’ Digest e para a revista Expressões.

    Em 2001, ingressa na Mediacapital, onde desempenha cargo de editor de Política e coordena as investigações de escândalos como a Casa Pia ou Universidade Lusófona.

    Em 2004, assume a editoria política da revista Focus, onde depois se torna Chefe de Redacção, até março de 2007.[1] Realiza e apresenta, entre 2007 e 2009, os programas Eu Sei Que Você Sabe e Partido do Povo, com Frederico Duarte Carvalho e Fernando Brito Cabral, em rede nacional, a partir da Rádio Cartaxo. Foi director-geral de publicações da Texto Principal, onde coordena a edição, entre outros, do semanário O Diabo. Foi partner na Lisbon Features e correspondente internacional para as agências Cover Media e Iberosphere. Produziu o debate diário Tudo Pode Acontecer[4]. Foi cronista no Jornal Tornado[5].

    É autor das obras “12 Erros Que Mudaram Portugal”[2], “12 Erros Que Tramaram o Nosso Benfica”[3] e “A Glória na Europa”[4].

    Actualmente é Presidente da Associação Rossio e Presidente da sociedade de criadores Galáxia Sombrero.